Nicole Bilobran's profile

mapas | (re)estruturar o rio Leça


(RE)ESTRUTURAR O RIO LEÇA | CONEXÕES URBANAS

A partir do diagnóstico feito anteriormente, foi desenvolvida a planta de estratégia do projeto para o Rio Leça, que consiste, inicialmente, na definição de pontos atrativos captadores a partir das vias coletoras de maior fluxo de veículos, com a intenção de distribuir o fluxo de pessoas através das vias que atravessam o rio. Tais pontos servirão como "portas" de entrada, onde existirão marcos visuais ligados à identidade do projeto, um modo de convidar as pessoas a adentrar no parque e demais intervenções. Cada ponto atrativo possuirá algum tipo de atividade, a fim de serem locais onde as pessoas queiram permanecer, e, a partir disso, tentar distribuir essas pessoas dos pontos atrativos até o rio, por meio de novos percursos ou revitalização e adaptação das vias existentes que se conectam com rio. Ademais, na planta estratégica foram destacadas em linhas tracejadas as novas conexões do território, desenhadas de modo a se conectar com diversos caminhos já existentes durante a extensão da área. A conexão entre os caminhos tem o objetivo de criar a continuidade de percurso, respeitando as vivências da cidade, e promovendo a integração entre diferentes modais, como os veículos, bicicletas e pedestres, promovendo um espaço mais harmônico e desprovido de hierarquia.
-
De modo a concretizar as estratégias anteriormente referidas, foi desenvolvido um mapa síntese de todas as propostas para este território. A delimitação dos novos caminhos foi realizada separando o eixo estruturante conectado ao Rio Leça de caminhos secundários que fazem as demais integrações entre os pontos de intervenção. O eixo estruturante principal percorre o rio Leça durante toda a sua extensão, realizando os desvios necessários por conta de edificações pré-existentes ou ocorrências topográficas. Ademais, ao longo do percurso foram definidos pontos de intervenção de modo a inserir diferentes tipos de atividades pelo território, fazendo com que o percurso seja rico em atribuições e tornando os caminhos mais interativos, já que não serão percursos demasiadamente extensos, existindo pontos intermediários de permanência. A proposta engloba três intervenções principais, a primeira relativa a uma esplanada comercial [01] com pavilhões de comercio e serviço, locados próximos à Rua Santos Dias, com o objetivo de atrair as pessoas que chegam pela auto-estrada. A segunda intervenção é um mercado municipal [02] localizado na antiga fábrica abandonada, interligado com o parque por meio de novas travessias. Essa proposta se deu por ser um local com grandes aglomerados residenciais próximos e por existir essa grande estrutura da fábrica em desuso. E também, a inserção de um centro polidesportivo [03] próximo à auto-estrada, onde haverá a inserção de equipamentos de esporte e corrida, bem como playgrounds e áreas de permanência.
mapas | (re)estruturar o rio Leça
Published:

Owner

mapas | (re)estruturar o rio Leça

Projeto realizado durante intercâmbio acadêmico na Universidade do Minho (Portugal) para a matéria de Atelier 2A - Território.

Published:

Creative Fields